sábado, 8 de agosto de 2009

"Curso Internacional de Drenagem Linfática Manual"

Queridas clientes e amigos,

Estarei fora esta semana participando do 17º Congresso Científico Internacional de Estética que acontece este final de semana em São Paulo. Como todo ano, aproveitarei o momento para reciclagem de conhecimento e ver as tendências da área. Em breve escreverei a vocês contando tudo o que existe de lançamentos para o próximo verão para um corpo maravilhoso e uma pele exuberante.

Participarei durante esse evento do "Curso Internacional de Drenagem Linfática Manual" ministrado pelo Dr. Albert Leduc, fisioterapeuta belga e o criador do método Leduc. O Prof. Dr. Albert Leduc é presidente do Grupo Europeu de Linfologia, membro da Sociedade Internacional de Linfologia, autor de livros e trabalhos científicos sobre Drenagem Linfática Manual em Fisioterapia e Estética e professor das Universidades Livre e “Velha” de Bruxelas.

Mas o que é a Drenagem Linfática?

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica especial de massagem, introduzida em 1936 pelo biólogo dinamarquês Emil Vodder, sendo aprimorada mais tarde por outros estudiosos entre eles o Dr. Leduc. O primeiro grupo de profissionais a interessar-se pela drenagem linfática de Vodder não foi o dos fisioterapeutas, nem o dos médicos. As palestras de Vodder chamaram a atenção das esteticistas que viram no método um meio para potencializar seus tratamentos estéticos. O objetivo principal da drenagem linfática manual é direcionar e aumentar o fluxo linfático. Sua aplicação está na desintoxicação e diminuição de edemas. Indicado para pré e pós-cirurgia, retenção de líquido e eliminação de toxinas (é o melhor tratamento para celulite até os dias atuais). Ela é aplicada com movimentos de pressão leve, suave, rítmica, lenta e precisa.

Tenho encontrado algumas pacientes que chegam a clinica buscando drenagem linfática para auxiliar o processo de emagrecimento e retenção de líquido. No entanto essas pacientes sempre me questionam se a drenagem linfática "não vai começar a doer", pois a terapeuta anterior (fisioterapeuta ou esteticista) realizava uma massagem bem dolorida que "tirava gordura". Essa segunda massagem pode ser chamada de "Massagem Modeladora", "Lipoescultura manual" ou "Massagem Redutora" que tem como princípio desfazer nódulos de gordura e celulite através de um fricção forte seguida de manobras de rolamento, amassamento e deslizamento profundo.

É necessário diferenciar os procedimentos pois a drenagem linfática manual desenvolvida pelo Dr. Vodder e seus seguidores constitui um procedimento de excelência nos tratamentos de linfoendemas crônicos, retenção de liquidos da gravidez ou por disturbios circulatórios, auxilia no tratamento de varizes, é indicado para pessoas com fragilidade vascular(pequenos vasinhos rompem-se com facilidade formando manchas roxas ou varizes) e principalmente nos pós-operatórios estéticos ou não. Já a massagem modeladora ou redutora é ABSOLUTAMENTE proibida em todos esses casos! Informação é sempre importante. Sempre questione seu terapeuta sobre o que você está realizando e os benefícios de cada técnica.

Abraços carinhosos,

Alexandra Giorjão Pizzo


Link para o Congresso Internacional de Estética. Curso Pós Congresso.http://www.congressoestetica.com.br/2009/conteudo.aspx?pP=5&pO=6&pM=1

Nenhum comentário: